segunda-feira, fevereiro 09, 2009
3

INGREDIENTES P/ A MASSA
500 gr farinha tipo 55 OU 65
35 gr óleo vegetal
250 gr água quente
Sal q.b.

INGREDIENTES P/ O RECHEIO
50 gr. azeite
300 gr. cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
2 tomates maduros (150 gr.)
20 gr. coentros frescos picados
meia c. café de Tempra
meia c. café de cominhos
meia c. café de açafrão
meia c. café de canela em pó
meia c. café de pimenta mída no momento
1 caldo de carne
Sal q.b.
350 gr. carne picada
Piripiri fresco q.b.

PREPARAÇÃO DA MASSA
· Coloque no copo todos os ingredientes e programe 1 Min. 30 Seg., vel. Espiga. 
· Retire e forme bolas com cerca de 4 cm de diametro. Com a ajuda de um rolo de massa, estenda até obter discos com cerca de 12 cm de diâmetro, pincelando toda a superficie com óleo.
· Empilhe-os em grupos de 5, polvilhando o de cima com farinha. Estenda cada pilha de discos de forma a que a massa fique 0 mais fina possível.
· Corte tiras de aproximadamente 8 x 25 cm e passe-as dos dois lados numa frigideira anti-aderente em lume brando. Vá descolando as tiras de forma a separar novamente as 5. Repita 0 processo para os 5 grupos.
· Coloque-as sobre um pano molhado e reserve. Todo este processo é muito importante, já que assim as chamuças, ao serem fritas, não vão absorver a gordura.

PREPARAÇÃO DO RECHEIO
· Coloque no copo 0 azeite e programe 3 Min., Temp. varoma, Vel. 1. Junte metade da cebola, a cenoura e 0 alho e pique 4 Seg., Vel. 5. Adicione 0 tomate e pique 5 Seg., Vel. 5. Programe 7 Min.
Temp. varoma, Vel. 1. 
· Junte os temperos, excepto 0 piripiri e programe 5 Min., Temp. varoma, Vel. 1. Adicione a carne picada e programe 10 Min., Temp. 100°, vel. Colher Inversa.
· Retire 0 recheio do copo, deite numa travessa e adicione a cebola restante, cortada em meias-luas muito finas, os coentros e 0 piripiri picados.
· Dobre a ponta de cada tira de massa em forma de triangulo, disponha pequenas quantidades de recheio em cada uma e dobre em forma de chamuça Aperte bem as extremidades, colando com uma mistura de água e farinha. Este passo e muito importante para que 0 recheio não saia ao fritar as chamuças.
· Frite as chamuças em óleo previamente aquecido, em lume brando.

DICA
Pode substituir os temperos do recheio por uma mistura a venda em lojas de produtos indianos, denominada Garam Masala.

3 comentários:

  1. sim, mt boa. e o truque do pano molhado ajuda a nao absorver o oleo da fritura. optei por pincela las c agua dos dois lados ainda quentes e deixar secar depois. fica uma massa elastica mas c a fritura crocante. adorei, mas fiz c recheio vegetariano.

    ResponderEliminar
  2. A massa ficou parecida a da minha mãe 👍❤.

    ResponderEliminar